Tuesday, July 24, 2007

São Félix da Marinha



Sobre a vila…

As primeiras referências históricas de São Félix da Marinha remontam ao sec XII, pela igreja de Sanfins. Mais tarde em 1518, num foral do Rei D. Manuel I, S. Félix é referido como “Sam Fyz”. Que após correcção erudita começa designar-se São Félix.
O topónimo “Marinha” está relacionado com a recolha de água do mar para fabrico de sal. Esta continua a ser a melhor explicação para o topónimo de São Félix da Marinha

Em termos de locais históricos, temos a Praia da Granja. Que devido a ligação de comboio entre Porto e Lisboa tornou-se a mais graciosa, a mais fresca, a mais asseada das estancias balneares de recreio do nosso país (Ramalho Ortigão).



São Félix da Marinha pertence ao Concelho de Vila Nova de Gaia, distrito do Porto.


Sobre o agrupamento…
O agrupamento 575 S. Félix da Marinha tem neste momento 11 anos, a contar desde a sua reactivação. Temos as quatro secções representadas no ACANAC onde vamos ser cerca de 75 elementos (mais 11 chefes, divididos entre secções e serviços).

O clã irá ser representado por 13 caminheiros mais o Chefe de Unidade que é simultaneamente chefe de Agrupamento e Presidente da Mesa do Concelho Regional do Porto. O clã é formado por duas equipas; Moisés e a João Baptista.



Neste ultimo ano trabalhamos essencialmente nos Presentes para a paz, onde desenvolvemos um conjunto de colóquios sobre Escutismo de Extensão (poderão saber mais vendo o nosso blog). O nosso tema durante este ano foi a Arca de Noé.

No comments: